Uma das mercadorias mais escassas para todos os executivos de nível C, como o COO (Chief Operating Officer), é o tempo. “A má notícia é que o tempo passa. A boa notícia é que você é o piloto.” Em outra boa notícia para diretores operacionais e empresas de negócios, que vão de pequenas empresas a empresas da Fortune, o painel de business intelligence (BI) emergiu como uma ferramenta e solução de gerenciamento e apoia a tomada de decisão.
Isso não quer dizer que o uso de um painel de business intelligence seja uma estratégia perfeita. De fato, resultados recentes publicados pelo Gartner e outras organizações de pesquisa sugerem que apenas de 20% a 30% dos projetos de business intelligence são “bem-sucedidos”.
As boas notícias tiradas do que podem parecer uma baixa taxa de sucesso para empresas que usam painéis de inteligência de negócios não deve ser esquecido – os diretores de operações e os diretores executivos (CEO) têm à sua disposição uma ferramenta de gerenciamento de dados (o painel de BI) que pode ajudá-los a saltar à frente da concorrência.
O objetivo de um painel de inteligência de negócios geralmente é considerado semelhante à função do painel de um carro – digitalizando rapidamente para obter informações críticas.
Além disso deve-se observar que painéis de negócios eficazes precisam ser produzidos individualmente para cada empresa, em vez de depender de uma abordagem de produção em massa que criaria todos os painéis de business intelligence igualmente.
Evitar a alta taxa de falhas genérica dos projetos de business intelligence e substituí-la pelo sucesso de sua própria estratégia de painel de inteligência de negócios provavelmente dependerá em grande parte de quanto o seu painel reflete com êxito o DNA comercial exclusivo da sua empresa.
Direção e Sentido fornece experiência em painéis de inteligência de negócios para organizações de todos os tamanhos em todo o mundo. Nos parágrafos seguintes, destacamos cinco dos benefícios disponíveis para executivos de nível C com visão de futuro ao usar painéis de BI.
1) Os Dashboards de Business Intelligence aprimoram a comunicação visual
A comunicação visual por meio de painéis de business intelligence não é apenas mais eficaz em muitos casos, mas também mais rápida – esse método de comunicação comercial é um componente essencial para obter um melhor gerenciamento de tempo para diretores executivos e outros executivos e gerentes de negócios.
Os painéis bem construídos geralmente se parecem com um infográfico que usa vários formatos visuais para fornecer informações de maneira rápida e concisa. Os visuais comuns do painel incluem gráficos de pizza, medidores, exibições de colunas, gráficos de barras, mapas e números / texto usados com moderação para obter o máximo impacto.
2) Dashboards de Business Intelligence Facilitam a Análise de Negócios de Autoatendimento
Os executivos de nível C – e todos os gerentes de negócios sensíveis ao tempo – não consideram mais aceitável esperar por um especialista técnico quando os dados são necessários. Os painéis de inteligência de negócios de hoje oferecem a liberdade de um COO acessar dados para análise e relatório com base no “autoatendimento”. Isso permite que os usuários personalizem perfeitamente os relatórios de maneira intuitiva.
A capacidade de autoatendimento dos painéis de business intelligence provou ser especialmente útil em organizações com uma estrutura de gerenciamento enxuta e em empresas que têm operações espalhadas por todo o mundo e em diferentes fusos horários.
3) Um dashboard eficaz ajuda os executivos de nível C a superar uma montanha de big data
Embora o Big Data tenha contribuído para muitos sucessos de negócios com mineração de dados e outras estratégias de gerenciamento de dados, é cada vez mais comum que muitos executivos e gerentes ocupados sejam sobrecarregados periodicamente pela imensa quantidade de dados que circulam dentro da organização. Com um planejamento adequado, os painéis de inteligência de negócios podem eliminar o estresse do Big Data e se concentrar nas informações que são realmente importantes para a decisão em questão.
4) Dashboards de Business Intelligence: elimine o velho e comece com o novo
O uso de planilhas tradicionais pode ter sido um desenvolvimento revolucionário no século 20 – mas o ritmo frenético dos negócios de hoje, combinado com a tecnologia em constante mudança, exige novas soluções de negócios, como painéis de inteligência de negócios, mais inteligentes e rápidos.
Além de consumir muito tempo, a maneira antiga de gerar relatórios por meio de uma planilha do Excel geralmente fornece imprecisões que podem produzir conclusões e decisões errôneas.
Em um ambiente de negócios ultracompetitivo, também é prudente que as empresas fiquem à frente da concorrência inovando constantemente – com maneiras antigas e ineficientes de fazer negócios e com as novas e mais eficazes ferramentas de negócios, como os painéis de BI.
5) Os Dashboards de Business Intelligence podem ajudar a economizar tempo e dinheiro
Para CEOs e COOs exigentes que não podem ser facilmente impressionados, talvez a conquista mais impressionante dos painéis de business intelligence seja a capacidade consistente de produzir benefícios multidimensionais – o exemplo clássico é permitir que as organizações economizem tempo e dinheiro, além de melhorar a qualidade e aumentar as vendas. O que há para não gostar nisso?
Mas os benefícios de gerenciamento de tempo do uso de painéis de inteligência de negócios (mencionados pela primeira vez no parágrafo de abertura) merecem ser enfatizados em qualquer debate sobre o uso (ou não do uso) do painel de business intelligence como uma ferramenta de gerenciamento contínua e de longo prazo.
Segundo o guru da administração Peter Drucker, nenhum recurso é tão escasso ou mal utilizado quanto o tempo – e os painéis de inteligência de negócios fornecem uma solução sólida para esse dilema perpétuo.
Direção e Sentido – Especialistas em dashboards de BI
Quando executivos de nível C, como o diretor de operações de uma empresa de negócios, procuram ajuda nos dashborards de negócios, a terceirização costuma ser a estratégia mais prudente e oportuna. Direção e Sentido é uma empresa de serviços de pesquisa e análise de dados de renome mundial, com um banco de dados de clientes que varia de empreendedores iniciantes a executivos da Fortune 500 – nossa equipe de painéis de business intelligence está sempre à sua disposição quando você precisar de ajuda especializada.