A análise da concorrência é um meio para as empresas coletarem informações e conhecimento dos concorrentes para melhorar seu próprio nível. Saber sua posição no mercado tem um valor inestimável para sua empresa. Pode aumentar a consciência e a potencialização de seus pontos fortes e aumentar sua consciência de como seus concorrentes desempenham suas atividades.
Um número surpreendente de empresas conduz análises competitivas formais, mas muitas vezes as substituem por versões ad hoc, como verificar “feeds de mídia social” dos concorrentes e, ocasionalmente, procurar atualizações de produtos e serviços em suas landing pages.
Essa abordagem tem problemas e pode atrapalhar o trabalho da empresa porque é um trabalho em que a organização entende claramente sua posição em várias áreas-chave. A análise competitiva deve ser rotineira, e a análise competitiva trimestral é um mecanismo pelo qual uma empresa pode manter sua posição de liderança. Os relatórios trimestrais são essenciais para o acompanhamento e planejamento de estratégias adequadas que possam melhor atender a tomada de decisões da empresa e garantir sua sustentabilidade no mercado.
As empresas devem ser capazes de formular estratégias competitivas eficazes para seus mercados-alvo, mas isso só será o caso se a análise for realizada de maneira oportuna e regular. Em relação à clareza dos concorrentes, as atividades de mercado podem ajudar as empresas a implementar estratégias de forma rápida e decisiva com base nas informações mais recentes. A análise da concorrência é essencial para determinar as estratégias que uma empresa pode desenvolver quando um produto ou serviço perde força.
Com base nos resultados da análise competitiva, a empresa pode começar a fazer perguntas que podem fornecer respostas para estratégias de curto e longo prazo. Um plano de negócios sólido precisa responder a perguntas sobre as atividades de mercado, modelos de negócios e estratégias de negócios dos concorrentes. Em vista do desenvolvimento do mercado de análise competitiva na economia global, é melhor considerar uma abordagem trimestral.
À medida que as condições do mercado flutuam e a concorrência aumenta, os problemas precisam ser verificados a cada trimestre. Se a organização compreender as atividades de negócios, modelos de negócios e estratégias de negócios dos concorrentes, será capaz de se adaptar melhor às mudanças no ambiente de mercado e nas estratégias de negócios.
Como você projetará um plano para diferenciar sua organização dos concorrentes? A concorrência direta reduz a atividade, aumenta a gama de produtos e serviços disponíveis e aumenta a quota de mercado do setor competitivo. Se os concorrentes de sua empresa são diretos, indiretos ou ambos, como seu plano se diferenciará de outros concorrentes?
Como sua empresa se adaptará quando os concorrentes saírem do mercado? Quando novos concorrentes entrarem no mercado, quais estratégias mudarão? Se um novo concorrente entrar em seu mercado e seu concorrente não entrar em seu mercado, como você mudará sua estratégia?
A sua empresa de produto ou serviço está pronta para modificar produtos ou serviços semelhantes aos dos concorrentes com base no sucesso ou fracasso das vendas? Se seus concorrentes conquistarem uma base de clientes comum, como você usará as estratégias de marketing?
Manter sua relevância no mercado atual é a pedra angular de qualquer modelo de negócio de sucesso. Ao melhorar sua capacidade de ficar à frente de seus concorrentes, você não apenas melhora sua própria estratégia de negócios, mas também os negócios de toda a empresa. O que é eficaz para você, o que é ineficaz para seus concorrentes e quais elementos são eficazes e quais não são.
Esta é a chave para se aperfeiçoar e aperfeiçoar sua estratégia de negócios para melhorar e desenvolver sua organização.