A consolidação dos dados de sua empresa não é tarefa fácil. Com tantas informações para gerenciar, pode ser difícil determinar quais dados devem ser integrados e onde. No entanto, consolidar seus dados é um passo essencial para racionalizar as operações e melhorar seus resultados.
Desde a criação de um repositório central até o uso das ferramentas corretas, há cinco pontos essenciais a ter em mente ao consolidar os dados de sua empresa. Ao seguir estas etapas, você pode reduzir custos, minimizar redundâncias e melhorar a eficiência em toda a sua organização.
Estabelecer um Repositório Central para seus dados
A consolidação de dados será ineficaz se você não puder acessar as informações de que precisa. Antes de iniciar o processo, crie um repositório centralizado para seus dados. Um repositório de dados pode ser hospedado na nuvem ou no local e deve incluir todos os dados relevantes para sua organização. Evite criar múltiplos repositórios para diferentes tipos de dados, pois isso só criará ineficiências e custos adicionais.
Antes de começar a consolidar seus dados, certifique-se de saber onde eles estão armazenados atualmente. Isto permitirá que você identifique os melhores locais para hospedar seu repositório centralizado. Para determinar quais dados devem ser incluídos em seu repositório, revise seus processos atuais e procure por pontos em comum. Isto o ajudará a identificar os conjuntos de dados que são compartilhados entre os diferentes departamentos e processos.
Identificar seus objetivos de consolidação de dados
Antes de iniciar o processo de consolidação de seus dados, é importante identificar seus objetivos. Isto o ajudará a decidir quais conjuntos de dados devem ser incluídos e informará suas decisões ao longo do processo. Alguns objetivos comuns para a consolidação de dados incluem a redução de custos, a melhoria da eficiência e o aumento da produtividade. Quando se trata de redução de custos, você vai querer procurar por redundâncias em seus conjuntos de dados.
Isto o ajudará a evitar a criação de novos sistemas que reproduzam o que já está em vigor. Antes de iniciar o processo, crie uma lista de todos os conjuntos de dados em sua organização. Ao rever esta lista, você será capaz de identificar redundâncias e saber quais conjuntos de dados devem ser incluídos em seus esforços de consolidação de dados.
Use as ferramentas certas para a consolidação de dados
Em muitos casos, a melhor maneira de consolidar seus dados é através do uso de ferramentas e aplicações. Isto pode ajudar você a evitar a criação de novos sistemas e pode tornar o processo de combinação de conjuntos de dados simples e fácil. Antes de decidir quais ferramentas usar, considere a complexidade dos conjuntos de dados de sua organização. Enquanto os conjuntos de dados simples podem ser combinados manualmente, os mais complexos exigirão a assistência de software especializado. Ao decidir sobre as ferramentas certas para seus esforços de consolidação de dados, há alguns fatores a ter em mente. Primeiro, certifique-se de que as ferramentas selecionadas sejam compatíveis com o formato de seus dados. Segundo, certifique-se de que elas possam suportar o volume de dados que você combinará. Terceiro, assegure-se de que as ferramentas sejam fáceis de usar e intuitivas. Isto ajudará a reduzir o tempo e o esforço necessários para o treinamento e tornará todo o processo mais eficiente e econômico.
Automação de alavancagem para consolidação de dados
Embora as ferramentas possam ajudar a simplificar o processo de consolidação de seus dados, elas não são uma solução completa. Existem certos conjuntos de dados e processos que não podem ser automatizados. Quando você começar a consolidar seus dados, procure áreas onde a automação será benéfica. Isso ajudará a reduzir o tempo e o esforço necessários para o processo e o tornará mais transparente e eficiente.
Antes de começar a consolidar seus dados, reserve um tempo para identificar os processos e conjuntos de dados que podem ser automatizados. Isto o ajudará a decidir quais ferramentas são melhores para o trabalho e permitirá que você concentre seus esforços nas áreas que precisam de mais atenção.
Além disso, considere trabalhar com uma empresa de inteligência comercial. Trabalhar com uma empresa externa como a Direção e Sentido pode ajudar você a racionalizar seus dados.
A Direção e Sentido pode ajudar você a racionalizar seus esforços de dados, ajudando-o a identificar e consolidar seus dados em toda a sua organização. Isto o ajudará a criar um repositório centralizado e de fácil acesso para todos os seus dados.
Monitore e mantenha seus esforços de consolidação de dados
Uma vez implementada a consolidação de dados, continue a monitorar o processo. Isto permitirá que você identifique qualquer problema antecipadamente e faça os ajustes necessários. Em muitos casos, você precisará rever periodicamente os conjuntos de dados que está consolidando para garantir que ainda sejam relevantes e contenham as informações de que você precisa. Isto é especialmente importante para os conjuntos de dados consolidados manualmente.
Além disso, você vai querer avaliar regularmente seu repositório de dados. Isto o ajudará a manter-se em cima de novos conjuntos de dados que precisam ser adicionados e lhe permitirá identificar quaisquer problemas com os dados atualmente em uso. Ao monitorar e manter seus esforços de consolidação de dados, você pode garantir o sucesso de seus esforços.
Conclusão
Consolidar dados é uma necessidade para muitas organizações. Isto permite que você aumente o retorno sobre o investimento, reduza custos e crie um ambiente de TI mais eficiente. No entanto, você precisará se esforçar para garantir que os dados consolidados são confiáveis e relevantes. Para isso, você precisará fazer com que todos os usuários colaborem em um repositório centralizado de dados. Além disso, você deverá continuamente monitorar a consolidação dos dados para manter-se atualizado sobre novos conjuntos de dados que precisam ser adicionados e identificar quaisquer problemas com os dados atualmente em uso.