No acelerado mundo dos negócios de hoje, pode ser difícil se destacar na multidão sem ser inovador. Se você deseja ter sucesso, precisa criar algo empolgante – ou, melhor ainda, construir algo que aprimore um produto ou serviço existente de alguma forma. Mas o desenvolvimento de um produto ou serviço inovador requer mais do que apenas uma ideia – requer pesquisa cuidadosa, planejamento estratégico e muito trabalho árduo. Aqui estão 10 etapas para ajudá-lo ao longo do caminho.
1) Busque criar riqueza a partir do zero
A riqueza não é um acidente; é algo que você cria do zero. Você não ficará rico herdando dinheiro ou mesmo se tornando um sucesso da noite para o dia (é claro, estar nessa posição ajuda). A chave é trabalhar duro e de forma inteligente, estar ciente das oportunidades, encontrar oportunidades onde outros não e evitar erros comuns e comportamentos caros. A criação de riqueza tem menos a ver com o que você sabe do que com o que você não sabe. Certifique-se de compreender como as pessoas de sucesso se tornaram ricas em seu campo – não apenas financeiramente, mas também social e emocionalmente.
2) Transforme a paixão em lucro
Uma boa ideia de negócio é aquela que resolve problemas para o seu mercado-alvo. Se você é apaixonado pelo que faz, é provável que atraia outras pessoas que também se apaixonem por isso. As ideias de negócios baseadas na paixão são sempre mais bem-sucedidas do que as ideias desenvolvidas por desespero. Se você não é apaixonado pelo que planeja oferecer, é improvável que outros também!
3) Seja criativo e pense fora da caixa
Não deixe sua educação impedi-lo de realmente pensar fora dessa caixa proverbial. Você está em uma posição única porque foi bem-sucedido na academia, então agora é sua hora de fazer algo diferente – e em algum momento, vai pagar dez vezes mais. Como alguém que trilhou o mesmo caminho que você e viu resultados positivos com isso, estou aqui para dizer que sair da sua zona de conforto é exatamente o que precisa ser feito para o crescimento final como inovador.
4) Observe as tendências de mercado antes que elas aconteçam
Identifique as tendências antes que elas aconteçam e capitalize-as para obter o máximo impacto. Um produto ou serviço que tira proveito das tendências de mercado emergentes quase sempre terá sucesso onde um produto ou serviço existente ainda não foi alterado. Pegue os smartphones, por exemplo: embora a Nokia vendesse telefones móveis desde 1981, foi só depois que a Apple lançou seu primeiro iPhone em 2007 que os principais produtos da Nokia de repente ficaram desatualizados. Na maioria das indústrias, novos desenvolvimentos acontecem o tempo todo; alguns têm maior impacto do que outros, mas todos são oportunidades de expansão lucrativa. O segredo é ser capaz de reconhecer essas tendências quando elas aparecem e adaptar seu modelo de negócios para que você possa aproveitá-las antes que seus concorrentes o façam.
5) Trabalhe em casa (ou onde você quiser!)
Trabalhar em casa pode parecer atraente, mas certifique-se de que você está abrindo um negócio por conta própria porque realmente deseja, não apenas porque parece uma saída fácil. Se sua empresa está crescendo e ocupando muito tempo em casa, pode ser hora de começar a pensar em mudar para um escritório. Além disso, trabalhar em casa tem outros benefícios, incluindo economia significativa de custos e aumento de produtividade.
6) Equilibre sua vida
As oportunidades estão ao nosso redor. É apenas uma questão de notar e ser capaz de reconhecer uma oportunidade quando você a vir. A verdade é que a maioria das pessoas não reconhece oportunidades porque não as está procurando. Eles caem nas rotinas e cronogramas existentes sem perceber que há oportunidades bem na frente deles – e eles perdem essas oportunidades por não procurarem algo diferente do que estão fazendo agora. Depois de aprender como reconhecer uma oportunidade, você pode seguir em frente, aproveitá-la, torná-la sua e alcançar o verdadeiro sucesso nos negócios!
7) Reconhecer oportunidades de todos os lugares
Existe uma oportunidade de inovação em cada esquina. Pode ser algo tão simples como reconhecer que as pessoas estão dispostas a pagar por algo que resolva seus problemas. Se você está procurando inspiração, dê uma olhada nos itens do dia a dia e pergunte-se como você pode melhorá-los. Em sua forma mais simples, criar um produto inovador muitas vezes consiste em resolver um problema na vida de seus clientes e, ao mesmo tempo, agregar valor ao tornar as coisas mais convenientes e atraentes.
8) Defina metas com antecedência (e trabalhe em direção a elas!)
Algumas de suas ideias serão fantásticas e outras não, mas à medida que você receber mais feedback e sugestões de outras pessoas, saberá quais são mais comercializáveis. Isso é especialmente útil se você não tiver mais ninguém para trocar ideias. Você pode postar nas redes sociais ou criar alguns grupos de foco onde as pessoas podem compartilhar seus pensamentos com você; além disso, use ferramentas como SurveyMonkey (para pesquisas) e Polldaddy (para enquetes) para obter feedback rápido das pessoas. Você também pode usar uma ferramenta de pesquisa online como o SurveyMonkey. Se possível, considere contratar alguém fora de sua empresa para uma perspectiva adicional.
9) Procure informações e feedback fora de você
Boas ideias começam com conversas. Converse sobre isso com pessoas em quem você confia e cujas opiniões você valoriza – não presuma que todos terão interesse em sua ideia. Pessoas que conhecem e entendem melhor sua empresa tem maior probabilidade de oferecer feedback útil. Envolva-os desde o início, para que tenham a oportunidade de contribuir com seus pensamentos, ao mesmo tempo que lhes dá tempo para se ajustarem, caso sintam que isso não seria certo para eles. Afinal, ter muitos cozinheiros na cozinha às vezes pode ser mais problemático do que não ter ajuda suficiente.
10) Vá contra a corrente!
Se você fizer tudo o que seus concorrentes estão fazendo, provavelmente será derrotado por eles. Se, por outro lado, você vai contra todas as ações deles e se concentra no que eles não estão fazendo, então você pode se elevar acima deles. Todos vão odiar sua coragem por isso – mas isso não importa, desde que você fique de olho no que funciona e no que não funciona, para que, a qualquer momento no futuro, você possa se afastar de estratégias que não funcionam e em vez disso, concentre-se naqueles que o fazem. Os inovadores inteligentes sabem como usar as fraquezas do inimigo contra eles.