Dados de alta qualidade são, na verdade, uma das ferramentas mais valiosas para qualquer organização. Isso é particularmente verdadeiro para empresas jovens que não têm muita experiência em seu setor e também não sabem o suficiente sobre seus clientes. As startups não familiarizadas com os principais desenvolvimentos e tendências em seu setor precisam ter esses detalhes críticos à disposição desde o primeiro dia.
Tomar decisões baseadas em dados e implementar soluções baseadas em dados agora se tornou uma prática para a maioria das organizações. Isso garante que qualquer um que não se conformar com essa atividade esteja quase inevitavelmente condenado a ficar para trás. Aqui estão alguns dos motivos pelos quais a ciência de dados é tão importante para empreendedores em todo o mundo.
Conhecer os clientes
Obviamente, para tornar sua startup um sucesso, você precisa saber para quem está fazendo marketing e quem está contratando. A ciência de dados permite que você descubra o que as pessoas que assinam o seu público-alvo estão procurando, quais são suas preferências ou como passam o tempo online. Você também conhecerá as preocupações de seus clientes, os pontos de pressão e os problemas que seu produto pode resolver.
Isso pode ser útil em vários aspectos. Quando se trata de crescimento do produto, você estará ciente das facetas essenciais do produto que precisa mudar ou trabalhar. Por outro lado, os departamentos de vendas e marketing saberão no que devem insistir quando querem vender, com que precisão podem direcionar os clientes em potencial e quais plataformas devem usar para alcançá-los.
Tenha em mente que este não é um evento único, mas uma operação contínua. Seu mercado e hábitos de compra do consumidor podem mudar como resultado de diferentes fatores externos. Por exemplo, a pandemia global afetou o gasto familiar médio, a sensibilidade ao preço e o comportamento geral de compra. Todos esses são detalhes importantes que você precisa levar em consideração ao desenvolver um plano de negócios maior.
Conhecer sua concorrência
Agora, para realmente conhecer o negócio, não basta avaliar sua multidão. Você precisará de conhecimento confiável e oportuno sobre os rivais, e a ciência de dados pode ser um grande suporte nisso.
Sua rivalidade é formada por empresas que produzem bens relacionados ou cujo público-alvo se sobrepõe ao seu. Uma análise detalhada dos dados o ajudará a determinar quais corporações são os primeiros concorrentes. Você descobrirá os líderes de negócios e terá a oportunidade de pesquisar suas atividades online em profundidade.
Obter os dados corretos sobre o sucesso dos sites de seus rivais ou de suas atividades nas redes sociais vai lhe dizer muito sobre as perspectivas gerais de negócios. Mais notavelmente, você verá as consultas de pesquisa mais populares relevantes para eles e obterá um instantâneo das avaliações que recebem de seus clientes.
Isso será muito valioso quando você conseguir identificar sua proposta de vendas específica (PVE). Você encontrará as maiores desvantagens de seus produtos e terá a chance de decidir se suas próprias coisas são melhores ou mais exclusivas. Se você tem todo esse conhecimento, precisa basear suas atividades de marketing e vendas nessas características específicas de seu produto. Esta é uma maneira perfeita de demonstrar que você é melhor do que seus concorrentes e de alcançar uma vantagem comparativa vital.
Usar o poder de personalização
Os padrões de produtos do consumidor estão mais fortes do que nunca. Eles querem que você não apenas fale sua língua e entenda suas necessidades, mas também que tenha uma experiência altamente personalizada durante o processo de atendimento ao cliente.
Em outras palavras, 80% dos clientes têm maior probabilidade de permanecer no negócio com uma empresa que oferece experiência personalizada. Ter um plano de personalização forte permite que as startups abordem compradores específicos, alcancem-nos e entreguem-lhes os melhores produtos no momento certo. Isso inclui o investimento em sofisticados mecanismos de recomendação, anúncios pagos altamente direcionados e páginas de destino personalizadas projetadas para acomodar usuários reais.
Você precisa de muitos dados de alta qualidade para fazer tudo isso. E você precisa de mais do que apenas um vasto conjunto de informações não classificadas e díspares. Você vai ter que usar uma boa análise estatística que usa a atividade anterior do cliente para prever os movimentos e necessidades do consumidor individual. As pessoas podem simplesmente se acostumar com experiências personalizadas, e as marcas que não entenderem isso terão dificuldades para fazer negócios.
Alavancar sua identidade digital
Como as compras online estão crescendo em um ritmo incrível em todo o mundo, a presença online está se tornando cada vez mais importante. A ciência de dados o ajudará a configurar um plano digital bem informado e a maximizar a eficiência de suas plataformas digitais.
Em primeiro lugar, você usará isso para impulsionar seu site. Uma análise detalhada de cada página pode mostrar quaisquer possíveis problemas de UX. Ferramentas avançadas, como mapas de calor ou replays de sessão, dirão muito sobre quais seções de determinados sites são frequentemente perdidas ou onde as pessoas preferem permanecer por muito tempo, incapazes de localizar o que estão procurando. Esta é uma maneira perfeita de descobrir em quais aspectos e elementos únicos a equipe de design deseja se concentrar.
O mesmo vale para suas entradas de blog ou conteúdo que você compartilha nas redes sociais. Dados frios e sólidos revelaram muitos pontos cegos em seu plano de conteúdo. Em seguida, você precisaria definir formas de conteúdo de baixo desempenho ou bits de conteúdo. Depois disso, tente descobrir o que há de errado com eles e reveja seu plano, ou simplesmente exclua esse tipo de material.
Automatizar fluxos de trabalho
A ciência de dados também o ajudará a aumentar o desempenho das práticas e processos internos de sua empresa. Permitir que a máquina tome algumas decisões pequenas do dia-a-dia e simplifique algumas atividades rotineiras e cansativas tornará a equipe e todas as divisões mais eficientes.
Por exemplo, você pode usar a delegação de tarefas automatizada. A decisão de ser atribuída a uma determinada função é tomada exclusivamente pela máquina. Ele se concentra em uma série de evidências que um tomador de decisão humano levará algum tempo para coletar e avaliar. Isso pode envolver considerações como a posição geográfica dos representantes de vendas ou o sucesso anterior de representantes específicos de clientes semelhantes. Essa decisão ocorre em uma fração de segundo e é baseada em evidências objetivas, detalhadas e cuidadosamente processadas.
Você também pode usar ciência de dados para rastrear e analisar o trabalho da equipe. Seu próprio julgamento, baseado unicamente na intuição e no conhecimento subjetivo, também pode ser incompleto ou tendencioso. Ao mudar para estatísticas e detalhes, é muito mais fácil ver quem está diminuindo, quem está se destacando em certos aspectos e quais departamentos precisam de mudanças substanciais.
Resumindo
É claro que prestar a devida atenção aos detalhes vitais não significa minimizar o valor do espírito criativo, da criatividade nos negócios e das ideias revolucionárias. No entanto, ambos precisam ser reforçados por uma ciência de dados sólida a fim de alcançar os melhores resultados possíveis. No futuro, dados confiáveis e viáveis seriam essenciais para o sucesso de cada start-up. As empresas terão que ser digitais; o volume de dados aumentará dramaticamente, os algoritmos se tornarão mais sofisticados – e somente aqueles que responderem melhor a essa realidade emergente terão uma chance de sucesso real.